O modelo de gestão adequado para o momento atual - a economia do conhecimento - que contribui com organizações públicas e privadas a vencer os desafios da era pós-digital.
A organização não tem obrigação de deter todas as habilidades e competências para enfrentar o mercado.
No entanto, é necessário encontrar as lacunas e preenchê-las.
Como?
Contratando pessoas, treinando o time interno, trazendo conhecimento externo.
Caso contrário, se não estiver preparada para as mudanças tecnológicas, abrirá oportunidade para novos entrantes.
Como Consultores, nosso papel é identificar o que pode ser aprimorado, mostrar como iniciar o processo de aperfeiçoamento, indicar a direção mais adequada e contribuir com habilidades e competências que não são encontradas nas organizações.
Com a combinação de potencialidades da Consultoria mais as existentes na organização, é possível promover o aprimoramento das capacidades organizacionais e proporcionar vantagem competitiva às instituições.
Como se realiza o processo da Gestão do Conhecimento?
Para alcançar todo o potencial do conhecimento através do método, são necessários alguns passos.
IDENTIFICAR - é preciso detectar as competências essenciais e as lacunas do conhecimento que devem ser preenchidas para alcançar os objetivos estratégicos da organização.
CRIAR - para eliminar as lacunas do conhecimento, a organização precisa converter o conhecimento tácito (interno e pessoal) de seus colaboradores, em conhecimento explícito (externalizá-lo através de livros, artigos etc) - criando um novo conhecimento.
ARMAZENAR - o conhecimento precisa ser preservado para que todos possam acessá-lo e reutilizá-lo.
COMPARTILHAR - a aprendizagem contínua favorece a inovação, que é possibilitada quando fragmentos de ideias se conectam e formam o todo e passam a fazer sentido.
APLICAR - para que o conhecimento incorpore valor, é necessário aplicá-lo nos processos da organização, contribuindo dessa forma com a inovação dos produtos e serviços.
Onde está o conhecimento?
Ele pode estar em um banco de dados, documentos, procedimentos, bem como em pessoas, por meio de suas experiências e habilidades. Mas só se torna um ativo nas organizações quando é compartilhado e aplicado.
Conheça os resultados da Gestão do Conhecimento
Existem diferenças pontuais entre organizações públicas e privadas.
Por isso, nossa abordagem é personalizada e única, respeitando as características de cada organização.
Poder Público
Retenção do conhecimento;
Maior qualificação da força de trabalho;
Melhor acesso e uso de inovações;
Maior compartilhamento do conhecimento;
Mapeamento, organização, retenção e disseminação dos conhecimentos críticos;
Processos mais simplificados e otimizados;
Redução do retrabalho;
Agilidade na tomada de decisões;
Sedimentação de uma cultura de inteligência organizacional;
Transparência nas ações do governo;
Maior satisfação do cidadão/ usuário.
Iniciativa Privada
Redução de custo;
Maior lucratividade, como resultado da produtividade;
Aumento da produtividade;
Aumento da efetividade;
Uso mais eficiente dos recursos;
Melhoria no processo de decisão;
Facilita a implementação de novas tecnologias;
Qualidade e melhorias na satisfação do cliente;
Maior competitividade;
Inovação de processos, produtos e serviços;
Engajamento dos colaboradores para o alcance de metas.
As pessoas são o ativo mais importante para o sucesso da Gestão do Conhecimento.
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