Nesta semana, o vereador Gualter Amado (PRB), de Americana, conseguiu aparecer por 21 segundos no horário nobre – Jornal Nacional – e em rede nacional pela Rede Globo de Televisão. Em um vídeo exibido na campanha “O Brasil que eu quero”, discursou dando uma lição de moral na população e criticando os corruptores. E alerta que a população “antes de pensar nos seus direitos, pense também, principalmente, nos seus deveres”. O ponto é que o vereador, que possui domicílio eleitoral em Americana, do contrário não poderia ter disputado a eleição em 2016, diz no vídeo que é de Artur Nogueira.
o vereador, que possui domicílio eleitoral em Americana, do contrário não poderia ter disputado a eleição em 2016, diz no vídeo que é de Artur Nogueira.
A atitude de Gualter repercutiu na mídia local e o vereador recorreu ao seu perfil em uma rede social para se defender. “#O_BRASIL_QUE_EU_QUERO. A regra é clara: você diz o seu nome e a cidade onde você está”, justificou-se o parlamentar eleito em 2016. Essa, contudo, é a interpretação que Gualter dá à regra.
No site G1, da Globo, uma matéria explica claramente que “(…) você pode ser o porta-voz da sua cidade” e orienta: Para participar, basta ficar diante de um dos lugares mais conhecidos de sua cidade, um lugar que identifique de onde você está falando”. A ideia é que as pessoas falem sobre problemas ou melhorias que querem para o Brasil a partir da própria cidade.
Tática para ter chance de aparecer na telinha
Todo mundo um dia já ouviu o ditado: Faça o que eu mando, não o que eu faço.
Em entrevista ao jornal O Liberal, inicialmente Gualter teria explicado que gravou o vídeo de Artur Nogueira [você pode assistir aqui, a partir de 18 segundos] porque outra pessoa tinha enviado de Americana e a Globo não repetiria cidades. A “tática” então seria uma forma de burlar o sistema. Ainda no seu perfil da rede social, o vereador diz que frequenta Artur Nogueira faz 8 anos e explica que sua família possui uma chácara na cidade, distante 37 quilômetros.
Na maior parte do texto, contudo, Gualter prefere criticar a imprensa, a quem chama de “sem criatividade” e a “matéria tendenciosa para vender jornal”. Segundo o vereador, “rádios, jornais e TVs influenciam eleitores na hora do voto, porém alguns vendem matérias que podem induzir o eleitor ao erro”, acusa. A expressão “induzir ao erro”, por exemplo, pode ser exemplificada pela ação de fazer alguém crer em algo que não é verdadeiro.
Desorientação geográfica já afetou também o atual prefeito
Trocar Americana por outra cidade não é uma novidade entre os políticos locais. Na sua campanha pela reeleição, em 2016, o prefeito Omar Najar (MDB) chegou a distribuir milhares de exemplares de um jornal que falava sobre suas realizações em dois anos de governo e a respeito de seus planos para um eventual novo mandato. Na capa, uma gigantesca foto da cidade… de Piracicaba. O fato é motivo de piada no meio político até hoje.