Omar irá contratar mais funcionários comissionados e volta a demitir concursados

Omar Najar (PMDB), prefeito de Americana que decretou em outubro de 2016 “situação de calamidade financeira do município” (Decreto n°. 11.500), segundo informações de dentro da prefeitura, irá contratar mais 4 comissionados com salários que chegam a R$ 8.218,46.
Os contratados seriam: Adriano Manfre Gasparini , Ricardo dos Santos e Roserval Gonçalves (Secretaria do Meio Ambiente) e Vinícius Ghizini (Gabinete do Prefeito).
O pedido consta dos protocolos da prefeitura n° 36.789, 36791, 36793 e 36.796, todos de 2017.
As possíveis contratações dos comissionados acontecem na mesma semana em que funcionários públicos concursados em estágio probatório (concursados a menos de 3 anos) receberam a carta de demissão, muitos pela segunda vez.
Entre os servidores demitidos estão professores, pedagogos, cozinheiras, auxiliares, servidores que prestam serviços essenciais na Educação e Saúde. A falta desses servidores poderá causar o caos nesses setores.

COMISSÃO É RESPONSÁVEL POR REDUZIR CARGOS COMISSIONADOS

Com a publicação do decreto de calamidade financeira em 2016, foi criada a “Comissão de Reestruturação Financeira”, composta pelo prefeito, secretários de Planejamento, Administração, Fazenda e Negócios Jurídicos.
Uma das responsabilidades da Comissão definidas pelo documento é “promover a necessária redução de cargos comissionados, sem o desfalque do necessário para o seguimento dos serviços essenciais, tais como Saúde, Educação e outros serviços públicos considerados de caráter essencial”.
As novas contratações de comissionados contrariam o disposto no decreto assinado pelo próprio prefeito.