fbpx

Você já parou pra pensar no número de dados que geramos diariamente? O mercado digital fala em quintilhões de bytes ou zetabytes. Números astronômicos que crescem de forma exponencial por meio da geração de dados estruturados — oriundos de arquivos .csv, bancos de dados relacionais e outros semelhantes — e não estruturados — como imagens, sons, vídeos e outros formatos, conhecidos como "Big Data".

Mas a questão é: o que fazemos com esses dados?

Os dados são considerados "o petróleo da era digital". Só no Brasil, são disponibilizados pelo governo 6522 conjuntos de dados públicos abertos para análise. Somados aos dados que sua organização produz diariamente, eles poderiam ser utilizados estrategicamente para gerar valor aos negócios.

Os dados estão disponíveis para nos dar respostas. Mas ninguém os analisa.

Esse volume de dados precisa ser minerado e passar por uma análise correta e criteriosa para gerar bons insights. Só assim, é possível melhorar ou entender um determinado cenário e seus padrões e adquirir conhecimento para tomar decisões mais acertadas.

Vantagens da análise de dados:

redução de custos e otimização do tempo

aprimoramento de processos

análise de tendência de mercado e identificação de oportunidades

desenvolvimento de novos produtos ou serviços mais eficientes

Você conhece os pilares do Big Data?

Os pilares do Big Data são baseados nas premissas chamadas de 5 Vs: Volume; Variedade; Velocidade; Veracidade e Valor.

  • Volume: refere-se à quantidade de dados que o Big Data lida.
  • Variedade: quanto mais dados e fontes trabalhamos, maior é a complexidade para trabalhar os dados, mas também maiores as possibilidades de gerar informação útil.
  • Velocidade: devido ao grande volume e variedade de dados, todo o processamento deve ser ágil para gerar as informações necessárias, dando maior agilidade possível para que as tomadas de decisão sejam efetivas.
  • Veracidade: a informação precisa ser verdadeira. O emaranhado de dados pode nos confundir, por isso todo cuidado é pouco para obtermos veracidade dos dados.
  • Valor: se você direcionou esforços para gerar uma informação que não serve para nada, o valor do trabalho realizado será perto de zero, portanto, precisamos entender muito bem o contexto e necessidade para gerar a informação certa para as pessoas certas.

O que vamos fazer por você e sua organização.

Descobrir a informação adequada, acessar, analisar, moldar e entregá-la a você sob a forma de conhecimento. Vamos estudar os dados e informações internos e externos ao seu negócio e adicionar inteligência. Esse é o nosso trabalho.