As imagens do vídeo produzido pelo Jornal da EPTV-Campinas (2ª. Edição) veiculado no dia 26 de junho, referentes ao estado que se encontra o Hospital Municipal de Americana, mostram a real situação da saúde no município. No vídeo, que você pode acessar nesse link (é só clicar sobre ele e será direcionado) do site G1.com, é possível constatar problemas estruturais como pisos quebrados, paredes com infiltrações, fiação elétrica exposta e usuários sem estrutura mínima na sala de espera. O maior sofrimento fica por conta dos pacientes instalados em macas nos corredores do hospital.
Com a situação cada vez mais dramática para os usuários da saúde pública, o Ministério Público (MP) propôs um acordo com a Prefeitura em que solicita melhorias na estrutura e no atendimento. No documento, que prevê alterações em pelo menos 21 itens, o promotor de Justiça Clóvis Cardoso de Siqueira solicita ao Executivo contratação de profissionais, além da instalação de novos móveis e pisos. A iniciativa visa trazer respostas práticas para a questão, tendo em vista que uma ação civil pública, iniciada em 2014, não trouxe os resultados esperados.
Como de praxe, a Prefeitura afirmou que, por conta da crise financeira de Americana, não pode cumprir os prazos exigidos pelo Ministério Público. Dentro de 15 dias, uma audiência ocorrerá entre as partes, onde se espera que cheguem a um acordo.
Apesar das imagens que confirmam a ineficiente gestão e falta de investimento, o governo Omar afirmou que tem se dedicado para manter o hospital em bom estado. A população que depende da saúde pública, também espera que os vereadores cobrem o comprometimento do prefeito Omar Najar, para que destine recursos que mantenham um padrão mínimo de qualidade no atendimento.
