Os números surpreendem qualquer cidadão, mas os dados foram retirados de documentos oficiais da Prefeitura encaminhados à Câmara Municipal de Americana, que você pode conferir na íntegra no link no final da matéria e no Portal da Transparência da Prefeitura (www.americana.sp.gov.br).
Através da análise da extensa documentação, o Política das Cidades pode comprovar que a denúncia da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, presidida pela vereadora Maria Giovana (PC do B) é só a ponta do iceberg.
Nos documentos, foi confirmado que o Diretor Técnico da Saúde, Dr. Humberto Mizael Ribon, cargo comissionado do prefeito Omar, recebe salários de três fontes diferentes: FUSAME, Secretaria de Saúde e Associação Plural, contratada pela administração para prestar serviços médicos no Hospital Municipal.
Há meses em que o salário do médico soma R$ 56 mil.
O que traz ainda mais surpresa é o número de horas trabalhadas. Em janeiro desse ano, só na Plural, o médico registrou 528 horas. Entre as modalidades foram: 312 horas na Clínica Médica in loco; 24 horas na UTI in loco; e 192 horas na Clínica Médica a distância.
Como o Dr. Ribon é servidor comissionado da FUSAME, ele precisa cumprir outras 160 horas mensais. E mais, precisa cumprir as horas referentes ao contrato com a Secretaria de Saúde, onde o médico exerce a função de plantonista do Hospital Municipal, como comprovamos na folha de pagamento dos órgãos municipais.
Apesar dos números espantosos, esse não é o único caso de médicos com grandes salários. Nos documentos é possível identificar inúmeras situações semelhantes.
Para apurar todas as informações, será necessária uma força tarefa. Esse trabalho poderá ser realizado com rapidez pela assessoria da Câmara Municipal e pelos vereadores.


APÓS DENÚNCIAS, VEREADORA MARIA GIOVANA É O PRÓXIMO ALVO DO GOVERNO
As denúncias feitas por Maria Giovana (PC do B), foram refutadas pelo secretário de Saúde Nilton Lobbo e pelo empresário Olavo Tarricone Filho, representante da Associação Plural, em entrevista concedida à imprensa na semana passada.
No exercício de seu mandato e responsável pela fiscalização das ações do chefe do Poder Executivo, a vereadora foi criticada duramente por ambos.
Na entrevista concedida ao jornalista Jairo da Notícia FM, o secretário Lobbo afirmou que “os vereadores faltaram com a verdade e não sabem o que estão falando, e ainda que tem desprezo a esse tipo de conduta”.
O representante da Plural, Olavo, fez uma defesa contundente do governo e atacou Giovana com declarações pesadas, classificando a denúncia como “indelicada, constrangedora e fantasiosa”.
Nos discursos, que pareciam ensaiados, os responsáveis procuraram desconstruir os apontamentos feitos pela vereadora e reforçaram que Americana está falida. Em contrapartida, as perguntas do jornalista ficaram sem respostas.
Esse tipo de ação para desmoralizar os que se posicionam contrários ao governo Omar Najar, já é conhecido do meio político.
Confira abaixo as informações detalhadas dos salários recebidos pelo Dr. Ribon, levantadas pelo Política das Cidades e nesse link (Resposta ao Requerimento no. 471/2017), os documentos originais encaminhados pela Prefeitura à Câmara de Vereadores:

