O nível de escolaridade dos vereadores que hoje compõem a Câmara Municipal de Americana vai desde a antiga quarta série do primário (equivalente ao primeiro ciclo do ensino fundamental atual) ao ensino universitário. Doze parlamentares possuem diploma de conclusão de curso superior.
O curso de Direito possui o maior número de adeptos. Alfredo Ondas (MDB), Guilherme Tiosso (PRB) e Leo da Padaria (PCdoB) têm a formação superior na área. O comunista foi quem concluiu mais recentemente os estudos, em dezembro de 2017. Foi a explicação, inclusive, para não ter em mãos ainda o certificado.
Engenharia é segundo curso mais frequentado
Gualter Amado ((PR) é formado em Engenharia Elétrica, enquanto Rafael Macris (PSDB) é engenheiro de produção mecânica por formação. O Professor Padre Sérgio (PT) tem diploma do curso de Filosofia e Marco Antônio Alves Jorge (MDB) é formado em Arquitetura e Urbanismo.
A atual legislatura conta ainda com dois integrantes ligados à saúde. O médico Otto Kinsui (MDB) e Maria Giovana Fortunato (PCdoB), formada em Saúde Coletiva, estão entre os vereadores com ensino superior completo. Odair Dias (PV), eleito, mas licenciado para comandar a Secretaria de Meio Ambiente, informou ter concluído o curso de Pedagogia.
Dois tecnólogos e um técnico em edificações
Outros dois vereadores possuem curso de tecnólogo, equivalente ao curso superior: Luiz da Rodaben é formado em Gestão de Recursos Humanos, enquanto Thiago Brochi possui a formação em Gestão Pública. A Câmara tem ainda um Técnico em Edificações, o vereador Welington Rezende (PRB).
5 declaram ter o ensino médio
Com ensino médio completo aparecem Juninho Dias (MDB), Thiago Martins (PV), Pedro Peol (PV), Vagner Malheiros. (PDT) e Marschelo Meche (PSDB). Este último atestou a conclusão com declaração de próprio punho.
Para completar o atual grupo, que na eleição de 2016 representou uma renovação de 80% da Cada de Leis, dois vereadores possuem o diploma de conclusão do ensino fundamental. Odir Demarchi (PR) tendo concluído a oitava série do Primeiro Grau, e Judith Batista (PDT) a quarta série.
Pontos levantam dúvidas e serão analisados
Nas declarações dos vereadores à Justiça Eleitoral, alguns pontos pedem por mais esclarecimentos. O Política das Cidades vai continuar debatendo o tema.
