No dia 4 desse mês em resposta ao Requerimento 72/2017 da Câmara Municipal, a Prefeitura confirmou que 280 servidores concursados em estágio probatório receberão a notificação de demissão. Os setores mais atingidos são: Educação, Saúde e DAE.
Para se ter uma ideia, do total de 116 servidores da Educação que serão demitidos, 32 são da equipe de cozinha e limpeza, 8 são pedagogos, 18 são professores de creche e 46 são professores de Educação Básica e Educação Especial.
Além de solicitar a lista completa com nomes, data de admissão, cargo e setor dos servidores, os vereadores perguntaram o que será feito para suprir a falta dos profissionais sem que haja prejuízo a população. A Prefeitura não explicou.
De acordo com denúncias de diretores e professores, a secretária de Educação Juçara Florian encaminhou e-mail as unidades escolares avisando que na ausência de professor é para unir as classes. Esse procedimento pode fazer com que um professor seja responsável por até 60 crianças, o que torna o trabalho impraticável.
Ainda de acordo com o documento, a secretária ameaça o Coordenador/Diretor que dispensar a classe que estiver sem professor, informando que caso faça responderá administrativamente.
CRIANÇAS SÃO ATINGIDAS PELA DESORGANIZAÇÃO E FALTA DE PROFISSIONAIS
Os pais precisam averiguar nas unidades escolares o que está acontecendo com seus filhos. Um exemplo grave nessa situação é que quando um professor fica com alunos de outra classe, ele não é o responsável legal por essa criança. Isso quer dizer que se uma criança de outra classe se acidentar por descuido, não há quem responsabilizar.
O professor que assume os riscos de cuidar de um número maior de crianças do que o permitido em lei, também está sujeito as penalidades legais.
Há casos em creches que por falta de professores, quem tem auxiliado nos cuidados com os bebês são os diretores e pedagogos. Muitas crianças com necessidades especiais têm sido dispensadas por falta de cuidadores ou estagiários.
Para cobrir a falta dos profissionais, a secretária de Educação propôs que os professores dobrem o turno e recebam horas extras.
Aqui você confere os documentos:

















